Saiba como perceber e agir diante de sintomas de infarto do miocárdio. Veja quais são os primeiros socorros adequados diante desta situação emergencial.

LER ARTIGO

INFARTO DO MIOCÁRDIO: PRIMEIROS SOCORROS

Os sintomas típicos do infarto incluem dor no peito, como uma sensação de aperto, de forte intensidade, sem fatores de melhora e ou/piora, com irradiação para braço esquerdo e pescoço. Geralmente, um infarto dura mais de 30 minutos e pode vir acompanhado de mal estar geral, incluindo náuseas e vômitos. "As mulheres e os pacientes diabéticos podem apresentar, de forma mais frequente, sintomas atípicos como falta de ar, cansaço desproporcional ao esforço e dor tipo queimação no estômago", afirma o cardiologista Bruno Valdigem, da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

 

Segundo o especialista, em homens a dor e aperto no peito ou queimação são muito comuns. Em mulheres, as dores podem assumir aspecto de pontadas, facadas, queimação ou aperto, entre outras. Confira a lista de sinais para suspeitar de infarto:

 

- Dor mantida desde a mandíbula até o umbigo

- Geralmente uma dor estranha, impossível de localizar com a ponta do dedo

- Normalmente dura mais que 20 minutos

- Costuma ter início após estresse emocional ou físico

- Pacientes diabéticos ou hipertensos tem maior chance de infartar

- Fraqueza intensa e súbita

- Falta de ar de início súbito

 

Como primeiros socorros para um infarto do miocárdio, os médicos especialistas recomendam ligar imediatamente para a emergência, e se for necessário, iniciar o procedimento de massagem cardíaca.

 

A massagem cardíaca é considerada a manobra mais importante, após a busca de socorro médico, na tentativa de salvar um indivíduo que sofreu uma parada cardíaca. Qualquer pessoa que encontrar um indivíduo sem resposta, deverá chamar ajuda e iniciar a massagem cardíaca.

 

 

Como realizar a massagem cardíaca em adultos?

 

Para fazer a massagem cardíaca em adolescentes e adultos, siga os seguintes passos:

 

  • Com o indivíduo deitado, posicione as mãos sobre o peito da vítima, entre os mamilos como mostra a figura abaixo:
  • Com os braços esticados, empurre as suas mãos com força, utilizando o peso do seu próprio corpo, contando, no mínimo, 2 empurrões por segundo até a chegada do serviço de resgate. É importante deixar que o tórax do paciente volte a posição normal entre cada empurrão.

 

Caso tenha mais de uma pessoa para ajudar, elas devem revezar entre elas a cada 2 minutos.

 

É muito importante não interromper as compressões, por isso, se a primeira pessoa que atendeu a vítima se cansar durante a massagem cardíaca, é preciso que outra continue fazendo as compressões em esquema de revezamento a cada 2 minutos, sempre respeitando o mesmo ritmo. A massagem cardíaca deve ser interrompida apenas com a chegada do resgate ao local.

 

 

Como fazer massagem cardíaca em crianças?

 

Para fazer a massagem cardíaca em crianças de até 10 anos siga os seguintes passos:

 

Chamar imediatamente uma ambulância;

 

Deitar a criança numa superfície dura e posicionar seu queixo mais para cima para facilitar a respiração;

Fazer duas respirações boca a boca;

 

Apoiar uma das suas mãos no peito da criança, entre os mamilos, em cima do coração como mostra a imagem e

Pressionar o tórax com somente 1 mão, contando 2 compressões por segundo até a chegada do resgate. A cada 30 compressões, deve-se fazer duas respirações boca a boca.

Esses foram os cuidados e primeiros socorros quando o assunto é uma emergência derivada de um infarto do miocárdio. Conte com o nosso atendimento médico domiciliar para qualquer eventualidade. A Express Remoções atua no mercado a mais de 16 anos, zelando pelo bem estar de toda a sociedade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

ALUGUEL DE AMBULÂNCIAS,

UTI MÓVEL, EVENTOS E MUITO MAIS. CONTATE-NOS!