Express Ambulâncias

18/03/2020

Coronavírus: saiba os sintomas e como prevenir

Estamos há alguns meses ouvindo sobre o Coronavírus (Covid-19), muitas especulações e suspeitas de casos sendo registrados em todo o mundo. O primeiro caso do Covid-19 foi identificado na China, na cidade de Wuhan em dezembro de 2019. Atualmente são mais de 50 países que já confirmaram casos da doença, incluindo Itália que registrou mais de 4 mil casos e no Brasil já passamos de 300 infectados.                                                   

Com tantos casos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou estado de emergência de saúde pública internacional. Mas o que realmente é o Coronavírus? Quais os sintomas? Como a doença é transmitida? Podemos fazer algo para prevenir? É importante ficar por dentro de todas as informações da doença, por isso a Express Remoções responde as principais dúvidas sobre o Covid-19.

O que é o Coronavírus?

O Covi-19 faz parte da família do Coronavírus (CID10), o vírus que tem formato de uma coroa surgiu pela primeira vez em 1937 e causa infecções respiratórias.

Sintomas

Os sintomas do Covid-19 são bem parecidos com os de resfriados comuns, os pacientes costumam reclamar principalmente de: tosse seca, febre, congestionamento nasal e cansaço. Em outros casos são informados também inflamação na garganta e diarreia. Para os que já possuem alguma doença respiratória, o quadro pode piorar e o paciente poderá apresentar síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Como o vírus é transmitido?

O vírus pode ser transmitido através do ar, se alguém tossir ou espirrar próximo de você. Através também do contato físico, até mesmo no aperto de mão com uma pessoa infectada ou tocar em áreas contaminadas.

Precauções

Por conta de sua transmissão pelo ar e contato, é muito importante manter algumas precauções.

Por que ficar de quarentena?

A quarentena não é a cura para o vírus, mas se você puder evitar o máximo possível de contato com o mundo exterior será melhor. A ida no mercado pode ser inevitável para algumas pessoas, por isso, vá de luvas para evitar o contato físico. Fique em casa o máximo possível e sempre higienizando tudo ao seu redor. A quarentena evita que o vírus seja espalhado.

Existe alguma cura?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não foi descoberta uma cura ou vacina para a prevenção do Covid-19. Contudo, estudos estão sendo realizados e é possível que em breve tenhamos novidades sobre uma vacina para prevenir o vírus.

Taxa de mortalidade

A taxa de mortalidade é de 3,74% no mundo, matando em média 62 pessoas por dia. Pode parecer uma porcentagem pequena comparada a outras doenças, contudo é um número que cresce a cada dia e que precisamos ficar atentos e tomar muito cuidado.

Casos no Brasil

Atualmente são 300 casos e 2 mortes confirmadas no Brasil por conta do coronavírus. Precisamos nos atentar muito com as precauções, visto que as estáticas apontam que até final do mês de março é possível que o número pule para mais de 4 mil. Apesar de ter iniciado com pessoas que vieram de fora, sendo infeccionadas enquanto não estavam no país, já tivemos casos de infecção dentro de território nacional.

Grupo de Risco

O coronavírus ataca o sistema respiratório e debilitam os pulmões. Dentro do grupo de risco se encontram pessoas com diabetes, pessoas com doenças respiratórias, hipertensos, pessoas com insuficiência renal crônica e idosos. Se você se encontra dentro desses grupos, a atenção e os cuidados para prevenir o vírus precisam ser redobradas.

Caso precise de atendimento médico emergencial ou remoção de paciente, conte conosco.

Avaliações:

Classificação: 5 / 5. Total de votos: 4

Tags:

Deixe seu Comentário

Categorias

Últimas do Blog

Serviços

Ver mais Serviços