Express Remoções

22/03/2023

Quantos graus é febre alta? como medir a temperatura?

Quantos graus é febre? Como medir a temperatura?

Poucos sabem de verdade qual temperatura é considerada febre alta; saiba quantos graus e como medir

Quando a temperatura começa a subir, muita coisa vem na cabeça não é não? As pessoias correm no Google e começam a procurar mais sobre o tema.

Para explicar, é considerado febre alta quando a temperatura na mediçao via axila é superior a 38ºC. Temperaturas quse em 38, como 37,5 podem ser facilmentematingidas devido ao calor, vestes, etc…

Em grande parte das ocorrências, um banho morno, a retirada de vestes quentes, ou mesmo uma boa alimentação, pode contribuir para a queda da temperatura coroporal, mas em casos quando a febre persiste é essencial consultar um médico especialista.

De qualquer forma, para saber se se está com febre alta é usar o termômetro para medir a temperatura. Abaixo um catálogo que situa os estados de febre poe escala de temperatura.

Tabela de temperatura e febre
Tabela de temperatura e febre

Existem algumas formas de medir a temperatura. Os mais comuns são:

  • Termômetro digital: colocado na axila, ânus ou boca em contato direto com a pele ou as mucosas e esperar até ao sinal sonoro, para verificar a temperatura;
  • Termômetro de vidro: mesmo esquema do digital, devemos colocar o termômetro na axila, boca ou ânus, em contato direto com a pele ou as mucosas, e esperar 3 a 5 minutos e depois verificar a temperatura;
  • Termômetro infravermelho: muito comum na epoca de pandemia da Covid-19, devemos apontar a ponta do termômetro para a testa ou para o interior do canal auditivo e apertar o botão. Após alerta sonoro, verificar.

Quantos graus é febre alta no adulto?

A temperatura corporal normal varia entre os 35,4ºC e 37,2ºC, quando medida na axila, mas pode aumentar em situações de gripe ou de infecção, gerando febre. As principais variações da temperatura corporal incluem:

  • Temperatura ligeiramente aumentada, conhecida como “subfebril”: entre os 37,5ºC e os 38ºC. Nestes casos, geralmente surgem outros sintomas, como arrepios, tremores ou vermelhidão do rosto e deve-se retirar a primeira camada de roupa, tomar um banho de água morna ou beber água;
  • Febre: é a temperatura axilar superior a 38ºC. No caso do adulto, pode ser recomendado tomar um comprimido de 1000 mg de paracetamol, ficar apenas com uma camada de roupa ou colocar compressas frias na testa. Caso a temperatura não diminua após 3 horas, deve-se ir ao pronto-socorro;
  • Febre alta: é a temperatura axilar acima de 39,6ºC, que deve ser considerada uma emergência médica e, por isso, a pessoa deve ser avaliada por um médico.
Não perca: ✔️  Conheça os atendimentos médicos domiciliares mais frequentes

Quando a pessoa fica muito tempo exposta ao frio, a temperatura também pode ser inferior ao normal, ou seja, menor que 35,4ºC. É o caso da “hipotermia”. Nestes casos, deve-se tentar retirar a fonte do frio e aquecer com vestes, fontes quentes e evitar vento.

Qual temperatura é febre em bebê e crianças?

A temperatura do corpo do bebê e da criança é um pouco diferente do adulto, variando entre os 36ºC e 37ºC. As principais variações da temperatura corporal na infância são:

  • Temperatura ligeiramente aumentada: entre os 37,1ºC e os 37,5ºC. Nestes casos, deve-se retirar uma camada de roupa e dar um banho de água morna;
  • Febre: temperatura anal superior a 37,8ºC ou axilar superior a 38ºC. Nestes casos, os pais devem ligar para o pediatra para orientar o uso de remédios para a febre ou a necessidade de ir ao pronto-socorro;
  • Temperatura corporal baixa (hipotermia): temperatura inferior a 35,5ºC. Nestes casos, deve-se vestir mais uma camada de roupa e evitar correntes de ar. Caso a temperatura não aumente em 30 minutos, deve-se ir ao pronto-socorro.

As variações da temperatura, febre em bebê e na criança nem sempre são por motivo de doença ou infecção, podendo variar devido à quantidade de roupa vestida, ao nascimento dos dentes, reação de alguma vacina ou devido à temperatura do ambiente, por exemplo. Por isso utilize as tecnicas abordadas e consulte um especialista.

Quando tomar remédio para baixar a febre?

Retirar o excesso de roupa e tomar um banho morninho é uma boa forma de baixar a temperatura corporal, mas quando isso não é suficiente, o médico pode recomendar o uso de um antitérmico, também conhecido como antipirético, para baixar a febre alta. O remédio mais utilizado nestas situações geralmente é o paracetamol, que pode ser tomado até 3 vezes ao dia, em intervalos de 6 a 8 horas.

Não perca: ✔️  Conheça os atendimentos médicos domiciliares mais frequentes

No caso de bebês e crianças, os remédios para febre só devem ser utilizados com orientação do pediatra, já que as dosagens variam bastante de acordo com o peso e idade.

Veja abaixo um vídeio do canal Saúde para você no Youtube explicando tudo que falamos aqui:

Como medir a temperatura no bebê?

A temperatura corporal no bebê tabém deve ser medida com o termômetro, como em adultos. O local ideal para avaliar a temperatura do bebê com mais precisão é o ânus. Atenção para utilizar um termometro mais confortável para não machucar o bebê.


Gostou do nosso conteúdo?

Já que você já sabe qual grau de fato é febre, compartilhe com amigos e siga a Express Remoções nas redes sociais para acompanhar mais dicas sobre saúde e bem estar.

Tags:
Sobre o autor

Artigo escrito por César Canteiro, redator do site.

1