Express Remoções

14/03/2020

Infarto do Miocárdio: Primeiros Socorros

Infarto do Miocárdio

Saiba como perceber e agir diante de sintomas de infarto do miocárdio. Veja quais são os primeiros socorros adequados diante desta situação emergencial.

Os sintomas típicos do infarto incluem dor no peito, como uma sensação de aperto, de forte intensidade, sem fatores de melhora e ou/piora, com irradiação para braço esquerdo e pescoço. Geralmente, um infarto dura mais de 30 minutos e pode vir acompanhado de mal estar geral, incluindo náuseas e vômitos.

“As mulheres e os pacientes diabéticos podem apresentar, de forma mais frequente, sintomas atípicos como falta de ar, cansaço desproporcional ao esforço e dor tipo queimação no estômago”

afirma o cardiologista Bruno Valdigem, da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.

Segundo o especialista, em homens a dor e aperto no peito ou queimação são muito comuns. Em mulheres, as dores podem assumir aspecto de pontadas, facadas, queimação ou aperto, entre outras.

Confira a lista de sinais para suspeitar de infarto:

  • Dor mantida desde a mandíbula até o umbigo
  • Geralmente uma dor estranha, impossível de localizar com a ponta do dedo
  • Normalmente dura mais que 20 minutos
  • Costuma ter início após estresse emocional ou físico
  • Pacientes diabéticos ou hipertensos tem maior chance de infartar
  • Fraqueza intensa e súbita
  • Falta de ar de início súbito

Primeiros Socorros Infarto

Como primeiros socorros para um infarto do miocárdio, os médicos especialistas recomendam ligar imediatamente para a emergência, e se for necessário, iniciar o procedimento de massagem cardíaca.

A massagem cardíaca é considerada a manobra mais importante, após a busca de socorro médico, na tentativa de salvar um indivíduo que sofreu uma parada cardíaca. Qualquer pessoa que encontrar um indivíduo sem resposta, deverá chamar ajuda e iniciar a massagem cardíaca.

Como realizar a massagem cardíaca em adultos?

Para fazer a massagem cardíaca em adolescentes e adultos, siga os seguintes passos:

  • Com o indivíduo deitado, posicione as mãos sobre o peito da vítima, entre os mamilos como mostra a figura abaixo:
  • Com os braços esticados, empurre as suas mãos com força, utilizando o peso do seu próprio corpo, contando, no mínimo, 2 empurrões por segundo até a chegada do serviço de resgate. É importante deixar que o tórax do paciente volte a posição normal entre cada empurrão.
Não perca: ✔️  Uso exagerado de redes sociais pode afetar a saúde mental

Caso tenha mais de uma pessoa para ajudar, elas devem revezar entre elas a cada 2 minutos.

É muito importante não interromper as compressões, por isso, se a primeira pessoa que atendeu a vítima se cansar durante a massagem cardíaca, é preciso que outra continue fazendo as compressões em esquema de revezamento a cada 2 minutos, sempre respeitando o mesmo ritmo. A massagem cardíaca deve ser interrompida apenas com a chegada do resgate ao local.

Como fazer massagem cardíaca em crianças?

Para fazer a massagem cardíaca em crianças de até 10 anos siga os seguintes passos:

  • Chamar imediatamente uma ambulância;
  • Deitar a criança numa superfície dura e posicionar seu queixo mais para cima para facilitar a respiração;
  • Fazer duas respirações boca a boca;
  • Apoiar uma das suas mãos no peito da criança, entre os mamilos, em cima do coração como mostra a imagem e
  • Pressionar o tórax com somente 1 mão, contando 2 compressões por segundo até a chegada do resgate. A cada 30 compressões, deve-se fazer duas respirações boca a boca.

Esses foram os cuidados e primeiros socorros quando o assunto é uma emergência derivada de um infarto do miocárdio. Conte com o nosso atendimento médico domiciliar para qualquer eventualidade. A Express Remoções atua no mercado a mais de 16 anos, zelando pelo bem estar de toda a sociedade.

Tags:
Sobre o autor

Artigo escrito por César Canteiro, redator do site.

1