Express Remoções

13/01/2022

Remédio para parar de fumar: como funciona? Tipos e mais

Remédio para parar de fumar: como funciona? Tipos e mais

O cigarro e os variantes do cigarro, como os cigarros eletrônicos, narguilés, são responsáveis por 92% dos problemas pulmonares de saúde.

A batalha para parar de fumar é sempre um duelo principalmente para os fumantes de longa data. A busca por métodos para parar de fumar incluem também a procura por remédios com e sem nicotina que contribuem para o sucesso.

Os remédios sem nicotina para parar de fumar têm como objetivo ajudar a diminuir o desejo de fumar e os sintomas que surgem quando se começa a reduzir o consumo de cigarro, como ansiedade, irritabilidade ou aumento de peso, por exemplo. Alguns remédios são o Champix e o Zyban, mais conhecidos.

Há também remédio para parar de fumar com nicotina, como o Niquitin ou Nicorette em forma de adesivo, pastilha ou goma, que fornecem doses seguras de nicotina, sem os malefícios de todos os outros componentes do cigarro, ajudando a reduzir a necessidade de nicotina ao longo do tempo.

Como funciona remédio para parar de fumar?

Existem diversos remédios disponíveis no mercado em forma de adesivo, comprimido, pastilhas, goma, dentre outros. Eles são basicamente fórmulas que ajudam fumantes a largarem de forma gradativa o vício e se diferenciam por conter ou não nicotina, e podem ser indicados dependendo do grau de abstinência que o indivíduo apresentar quando começa o tratamento para parar de fumar.

Remédios sem nicotina

Alguns dos remédios para parar de fumar sem nicotina estão na tabela abaixo:

Nome do remédioComo usarEfeitos colateraisVantagens
Bupropion (Zyban, Zetron ou Bup)1 comprimido de 150 mg, administrados uma vez ao dia durante três dias consecutivos. Na sequência, deve ser aumentada para 150 mg, duas vezes ao dia. Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 8 horas entre doses sucessivas.Redução dos reflexos, tonturas, dor de cabeça, agitação, ansiedade, tremores, insônia e boca secaIgual efeito em homens e mulheres, evita o aumento de peso.
Vareniclina (Champix)1 comprimido de 0,5 mg por dia, durante 3 dias e depois 1 comprimidos de 0,5 mg, duas vezes ao dia, durante 4 dias. A partir do 8º dia, até ao final do tratamento, a dose recomendada é de 1 comprimido de 1 mg, duas vezes ao dia.Enjoos, tonturas, vômitos, diarreia, boca seca, insônia e aumento do apetiteMuito bem tolerado, igual efeito em homens e mulheres
Nortriptilina1 comprimido de 25 mg por dia, de 2 a 4 semanas antes da data marcada para deixar de fumar. Depois, aumentar a dose a cada 7 ou 10 dias, até chegar à dose de 75 a 100 mg/dia. Manter esta dose durante 6 mesesBoca seca, tonturas, tremores nas mãos, agitação, retenção urinária, diminuição da pressão, arritmia e sedaçãoUsado quando outros tratamentos não são eficazes. Geralmente é o último tratamento a ser prescrito pelo médico.

Estes remédios necessitam de prescrição e acompanhamento do médico. O clínico geral e o pneumologista são os indicados para acompanhar e aconselhar o indivíduo durante o processo de deixar de fumar.

Não perca: ✔️  Brasil ultrapassa 4 mil casos de varíola dos macacos; confira

Remédios com nicotina

Os remédios para parar de fumar com nicotina estão descritos na tabela seguinte:

Nome do remédioComo usarEfeitos colateraisVantagens
Niquitin ou Nicorette em gomasMascar até sentir gosto ou formigamento e depois pousar a goma entre a gengiva e a bochecha. Quando o formigamento acabar, voltar a mascar durante 20 a 30 minutos. Não se deve ingerir alimentos durante o uso e após 15 a 30 minutosLesões na gengiva, excesso de produção de saliva, gosto ruim na boca, dentes moles, enjoos, vômitos, soluços e dores na mandíbulaAdministração fácil e prática, permite o ajuste de doses
Niquitin ou Nicorette em pastilhasChupar lentamente a pastilha até terminarSemelhantes aos efeitos colaterais do Niquitin ou Nicorette em gomas, exceto alterações nos dentes e dores na mandíbulaAdministração fácil e prática, libera mais quantidade de nicotina em relação às gomas, não adere aos dentes
Niquitin ou Nicorette em adesivosAplicar um adesivo todas as manhãs, numa área da pele sem pelos e sem exposição ao sol. Variar o local de aplicação do adesivoVermelhidão no local da aplicação do adesivo, excesso de produção de saliva, enjoos, vômitos, diarreia e insôniaEvita a síndrome de abstinência durante a noite, administração prolongada, não interfere com alimentos

No Brasil, os adesivos e as pastilhas de nicotina podem ser usados sem prescrição médica e são uma boa opção para indivíduos que querem deixar de fumar por conta própria.

É melhor parar de uma vez ou parar aos poucos?

Parar de fumar de uma vez pode ser uma tarefa quase impossível para a maioria dos fumantes e por isso, o ideal é marcar uma data para parar de fumar. Será o seu primeiro dia sem cigarro. Até ele chegar, vá reduzindo aos poucos a quantidade de cigarros fumados diariamente. Por exemplo, se você fuma um maço (20 cigarros) por dia, você pode ir dimunuindo 1 cigarro por dia, e por isso 20 dias são necessários.

Não perca: ✔️  Uso exagerado de redes sociais pode afetar a saúde mental

No dia marcado é importante ter em mãos algumas formas de se distrair diante da abstinência, como chiclete e água. Busque fazer atividades prazerosas, mas evite os locais em que você costumava fumar. Vai ser um momento difícil, pois será preciso reinventar rotinas, e por isso é bom começar novas empreitadas, academia, esportes no geral, cursos, etc…

É mito ou verdade que quem para de fumar engorda?

É verdade… O aumento de peso em pessoas que param de fumar é oriundo de ansiedade e fome que podem aumentar. Esse é, inclusive, um dos motivos que preocupam e até desestimulam os fumantes que desejam abandonar o cigarro.

Na maioria dos casos, o ganho de peso é temporário e ocorre apenas nos primeiros meses de adaptação. O ideal é evitar alimentos gordurosos em excesso, mas não é recomendada uma dieta restritiva para evitar mais estresse ao ex-fumante. Além de gordura, evite também café e bebidas alcoólicas, pois elas estimulam o desejo de fumar.

Benefícios de parar de fumar

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Uma coisa é fato: quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer. O cigarro e os variantes do cigarro, como os cigarros eletrônicos, narguilés, são responsáveis por 92% dos problemas pulmonares de saúde.

Não importa qual método funcione melhor com você, o importante é parar de fumar.

Caso precise de ajuda profissional, conte com a Express remoções, empresa especializada em saúde e bem estar. Oferecemos atendimento médico emergencial ou remoção de paciente, conte conosco.

Tags:
Sobre o autor

Artigo escrito por César Canteiro, redator do site.

1