Express Ambulâncias

03/10/2021

Tosse seca: saiba como aliviar

Tosse seca: saiba como aliviar

A tosse seca pode ser reflexo de diversas alterações do sistema imunológico.

A tosse seca pode ser reflexo de diversas alterações do sistema imunológico. As mais comuns são os resfriados, gripe, e o incômodo é notório.

Bisoltussin e Notuss são alguns dos remédios de farmácia mais usados para tratar a tosse seca, no entanto, o chá de equinácea com gengibre ou de eucalipto com mel também são boas opções de remédios caseiros e naturais para quem não quer usar medicamentos.

A tosse é um reflexo natural do corpo para eliminar qualquer irritante que esteja inflamando o pulmão e é um sintoma que pode ser causado por diferentes fatores como gripe e resfriado, inflamação na garganta ou alergias, por exemplo.

A tosse seca pode ser tratada com remédios caseiros e naturais ou mesmo com alguns medicamentos de farmácia, mas o mais importante é manter a garganta sempre limpa e úmida, pois isso ajuda a acalmar a irritação e a tosse.

Xaropes e Medicamentos de farmácia

Alguns medicamentos de farmácia indicados para tratar e acalmar a tosse tosse persistente incluem: 

  1. Bisoltussin: é um xarope antitussígeno para tosse seca e irritante sem catarro que pode ser tomado de 4 em 4 horas ou de 8 em 8 horas.
  2. Notuss: um xarope indicado para a tosse seca e irritante sem catarro que deve ser tomado de 12 em 12 horas. 
  3. Cetirizina: é um anti-histamínico que pode ser tomado para o alívio da tosse com origem alérgica e que deve ser usado com a orientação do médico.
  4. Vick Vaporub: é um descongestionante na forma de pomada destinado ao alívio da tosse, que pode ser passado até 3 vezes por dia no peito ou pode ser adicionado a água fervente para inalação. Saiba mais sobre o vick vaporub.
  5. Stodal: é um remédio homeopático que é indicado para o tratamento da tosse seca e da garganta irritada, que deve ser tomado 2 a 3 vezes por dia.

Os remédios para tratar a tosse apenas devem ser usados sob indicação do médico, pois é importante identificar o problema, para garantir que a tosse não está sendo causada por alguma doença mais grave como pneumonia ou tuberculose, por exemplo.

Experiemente os remédios caseiros antes de optar por tratamento através de drogas. Consultar um médico especialista é impreincidível.

Remédios caseiros para a tosse

No vídeo abaixo do Tua Saúde podemos conhecer alguns dos remédios caseiros para tosse mais utilizados e recomendados. Mas é aquela história: existem diversos tipos de remédios caseiros, e procurar orientação sempre é a melhor alternativa.

Outros remédios caseiros e pequenas dicas que ajudam a acalmar a tosse seca e a irritação na garganta são: 

1. Xarope caseiro de mel com limão e própolis

O xarope caseiro de mel com limão e própolis é ótimo para hidratar e aliviar a irritação na garganta, o que ajuda a reduzir a tosse, para o preparar precisa de:

Ingredientes: 

  • 8 colheres de sopa de mel;
  • 8 gotas de Extrato de Própolis;
  • Suco de 1 limão médio.

Modo de Preparo: 

Num frasco de vidro com tampa, adicione o mel e o suco de limão e coloque as gotas de extrato de própolis. Mexa bem com uma colher para misturar bem todos os ingredientes. 

Este xarope deve ser tomado 3 a 4 vezes por dia ou sempre que sentir a garganta seca e arranhada, durante alguns dias até os sintomas desaparecerem. O limão é rico em vitamina C o que ajuda a fortalecer o sistema imune, enquanto o mel hidrata e suaviza a garganta. O extrato de própolis é um remédio natural com ação anti-inflamatória, que ajuda a aliviar a dor de garganta e trata a garganta seca e trata a tosse irritativa. 

2. Chá morno de Equinácea com Gengibre e mel

A Equinácea e o Gengibre são plantas medicinais utilizadas o tratamento de gripes e resfriados que ajudam a fortalecer o sistema imune, o que ajuda o corpo a combater e a tratar a tosse. Para preparar este chá precisa de: 

Ingredientes: 

  • 2 colheres de chá da raiz ou folhas da Equinácea;
  • 5 cm de gengibre fresco;
  • 1 litro de água fervente. 

Modo de Preparo: 

Adicione os ingredientes à água fervente, tampe e deixe repousar entre 10 a 15 minutos. Por fim, coe e depois beba.

Este chá de deve ser bebido 3 vezes por dia ou sempre que a garganta estiver muito seca pois além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico a água morna e o mel ajudam a amaciar e a hidratar a garganta, reduzindo a tosse e a irritação. 

3. Chá de Eucalipto com Mel

O Eucalipto é uma planta medicinal muito usada para o tratamento de gripe e resfriados, assim como para o tratamento de problemas respiratórios como asma ou bronquite, sendo um excelente remédio natural para a tosse. Para preparar um chá com esta planta precisa de: 

Ingredientes: 

  • 1 colher de chá de folhas picadas de Eucalipto;
  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de Preparo: 

Numa xícara coloque as folhas de Eucalipto, o mel e cubra com água fervente. Deixe repousar durante 10 a 15 minutos e coe.

Este chá pode ser tomado 3 a 4 vezes por dia, e para preparar este remédio caseiro também pode ser usado óleo essencial de Eucalipto, adicionando 3 a 6 gotas no lugar das folhas secas. 

As inalações ou banhos de vapor, é outra ótima opção que ajuda a tratar as irritações pulmonares e a tosse, e estas podem ser feitas adicionando Extrato de Própolis ou óleo essencial de Eucalipto à água. Outras excelentes dicas para tratar este problema incluem tomar sucos ricos em vitamina C, como o de laranja e acerola, que ajudam a fortalecer o sistema imune e chupar balas de mel, menta ou de fruta ao longo do dia para manter a garganta hidratada e estimular a produção de saliva. 


Gostou do nosso contepudo? Deixa um like aqui abaixo.

Lembre-se de que quando precisar de emergência médica ou socorro de prontidão com UTI Móvel, a Express Remoções estará aqui para atendê-lo.

Fique atento nosso blog para mais dicas de saúde e bem estar.

Tags: