Express Remoções

13/11/2021

Nimesulida: O que é, para que serve e efeitos

Nimesulida: O que é, para que serve e efeitos

A nimesulida é um remédio que age como anti-inflamatório, antitérmico e analgésico, mas possui efeitos adversos que exigem receita médica e cuidado

A nimesulida, um medicamento com ação anti-inflamatória, analgésica e antipirética, opera inibindo uma enzima que é responsável por gerar substâncias inflamatórias no organismo. Assim, é indicada para o alívio de dores variadas, inflamações e febres, abrangendo condições como dores de garganta, cefaleias e cólicas menstruais.

Contudo, o uso da nimesulida demanda atenção e orientação médica devido aos possíveis efeitos colaterais que discutiremos adiante. O medicamento é disponibilizado em farmácias sob diversas formas, incluindo comprimidos, cápsulas, gotas, granulado, supositórios e pomadas, com nomes comerciais como Nisulid, bem como genéricos e similares como Cimelide, Maxsulid, Nimesilam ou Nortlid.

Desejamos fornecer informações abrangentes sobre essa medicação, mas é importante enfatizar que não se deve consumi-la sem a supervisão de um médico especializado.

Nimesulida comprimidos

Para quem o Nimesulida é indicado?

A nimesulida é indicada para adultos ou crianças com mais de 12 anos.

Aplicações e para que serve o nimesulida?

nimesulida é um anti-inflamatório não esteroide, apresentando propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas. É recomendada para tratar:

  • Dores de ouvido;
  • Dores de garganta;
  • Dores dentárias;
  • Cólicas menstruais;
  • Dores pós-cirurgia dentária;
  • Osteoartrite;
  • Febre;
  • Cefaleias;
  • Dores nas articulações.

Em forma de gel ou pomada, a nimesulida também pode ser usada para aliviar dores em tendões, ligamentos, músculos e articulações decorrentes de traumas.

Como utilizar?

O modo de uso varia de acordo com a forma de apresentação do medicamento. Comprimidos, cápsulas, solução em gotas, comprimidos dispersíveis ou granulado devem ser ingeridos via oral após as refeições. A pomada deve ser aplicada diretamente na pele e os supositórios devem ser inseridos via retal.

Dosagens Recomendadas As doses recomendadas pelo médico para adultos e crianças acima de 12 anos são:

  • Comprimidos de 100 mg: 50 a 100 mg, ou seja, meio a um comprimido por via oral a cada 12 horas; Cápsulas de 200 mg: 1 cápsula por via oral diariamente;
  • Comprimidos dispersíveis ou granulado de 100 mg: dissolver 1 comprimido ou granulado em cerca de 100 mL de água e ingerir por via oral a cada 12 horas;
  • Solução em gotas de 50 mg/mL: 1 gota por kg de peso corporal a cada 12 horas; Pomada ou gel dermatológico: aplicar fina camada na pele afetada, duas vezes ao dia, por 7 a 15 dias;
  • Supositório de 100 mg: 1 supositório a cada 12 horas via retal.
Não perca: ✔️  Apendicite Aguda: O que é? Causas e mais

Em caso de esquecimento próximo ao horário da próxima dose, não é recomendado dobrar a dose para compensar.

Possíveis Efeitos adversos da medicação Nimesulida

Os efeitos colaterais mais frequentes durante o tratamento com nimesulida incluem diarreia, náuseas ou vômitos. Raramente, pode ocorrer coceira ou inchaço na pele, sudorese excessiva, constipação, aumento dos gases intestinais, gastrite, tontura, vertigem ou aumento da pressão arterial.

Contraindicações: quem não deve tomat nimesulida?

A nimesulida não deve ser usada por crianças abaixo de 12 anos, gestantes ou lactantes, assim como por pessoas com úlcera gástrica, hemorragias no trato gastrointestinal, distúrbios de coagulação, insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave. Também é contraindicada para aqueles com histórico de reações alérgicas à nimesulida ou a outros anti-inflamatórios não esteroides como ácido acetilsalicílico, ibuprofeno ou naproxeno.


Gostou do nosso artigo sobre a nimesulida? O blog da Express Remoções traz informações sobre saúde e bem estar na medida certa. Curta e comaprtilhe nosso conteúdo.

Tags:
Sobre o autor

Artigo escrito por César Canteiro, redator do site.

1