Express Remoções

20/06/2022

Festas Juninas e o alerta sobre acidentes e queimaduras

Festas Juninas e o alerta sobre acidentes e queimaduras

Eventualidade pode ocorrer em qualquer tipo de festa, mas aqui vamos falar um pouco mais sobre as mais frequentes nas festas juninas

As festas de meio de ano, as famosas festas juninas, chegam trazendo muita diversão, música, comida boa, mas não podemos esquecer das eventualidades que rondam.

O Ministério da Saúde divulgou alerta com recomendações e cuidados para evitar acidentes que possam causar queimaduras durante as tradicionais festas juninas. A atenção deve ser especial em ambientes em que podem ser frequentes as queimaduras por líquidos quentes, chamas de fogueira e fogos de artifício.

Segundo o ministério, em junho, é comum aumentarem os casos de entrada de pessoas em pronto atendimento po queimaduras, com destaque para as lesões dos membros superiores (mãos e braços), tronco e cabeça.

Primeiros socorros em casos de queimaduras

De acordo com o Ministério da Saúde, em casos de queimadura, o paciente deve colocar, de imediato, a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por aproximadamente dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas.

Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido. No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo por substâncias químicas ou eletricidade, a pessoa necessita de cuidados médicos imediatos.

É importante nunca tocar a queimadura com as mãos; nem furar bolhas; tentar descolar tecidos grudados na pele queimada, ou retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado. Não se pode colocar manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura.

Você pode saber mais detalhes sobre primeiros socorros em casos de queimaduras clicando no link.

Atenção à prevenção aos acidentes

Atenção total se você for o promotor de um evento junino. Nas festas, é preciso também ter atenção ao manipular bebidas e alimentos com altas temperaturas e evitar brincadeiras perto de fogueiras para prevenir queimaduras por chamas e problemas nas vias aéreas, pela inalação de fumaça.

Não perca: ✔️  Transplantes pelo SUS foi o menor em oito anos

É importante ainda ter cuidado ao usar produtos inflamáveis, como o álcool 70% (na forma líquida ou em gel), e não manipular o produto perto do fogo, mantendo-o longe do alcance das crianças.

No caso de queimaduras elétricas, é preciso retirar o fio da tomada ou desligar a energia geral. Recomenda-se ainda o uso de protetor nas tomadas elétricas da casa. Possíveis vazamentos de gás devem ser investigados com frequência. Crianças devem ficar fora ou sob supervisão no ambiente da cozinha.


Emergência 24 horas

Agora que você já está precavido sobre o tema de queimaduras e acidentes durante as festas juninas, fique atento no nosso blog para mais dicas de saúde e bem estar.

Sempre que precisar de ajuda de profissionais altamente capacitados para atender e zelar pelo bem estar da sociedade, entre em contato conosco. Conte com os serviços de Ambulâncias 24 horas e Emergências Médicas da Express Remoções.

Tags:
Sobre o autor

Artigo escrito por César Canteiro, redator do site.