Express Remoções

10/11/2023

PCR Proteína C-reativa: O que é? Exame e como avaliar?

PCR o que é?

Saiba o que é a PCR e qual sua importância na identificação de doenças cardiovasculares

Muito se pesquisa no Google sobre o que é a PCR. Você sabe do que se trata e como avaliar?

Nos dias de hoje o exame vem sendo procurado por milhares de pessoas todos os dias já que ele pode apontar se uma pessoa está ou não com a covid-19. Mas afinal do que se trata a PCR?

O que é a PCR?

Vamos começar explicando o que é a PCR: a proteína C-reativa, também conhecida por PCR, é uma proteína produzida pelo fígado que pode estar em níveis maiores quando ocorre um processo inflamatório ou infeccioso corpo. Esse exame é solicitado na maioria das vezes sempre que o médico observa esse processo e já ganha tempo para verificar a intensidade do distúrbio.,

Infecções como apendicite, aterosclerose, virais e bacterianas, podem ser notadas através da PCR. vale ressaltar algo super valioso também: a PCR pode ser usada para avaliar o risco que uma pessoa tem de desenvolver doenças cardiovasculares. Pessoas com níveis super elevados da proteína podem desenvolver com mais frequência.

Nesse vídeo do Prática de Enfermagem você poderá aprender um pouco mais sobre a PCR.

Qual é o valor normal de PCR para homens e mulheres?

Para ambos, o valor normal varia de 1 até 3,0 mg/L ou 0,3 mg/dL. No que tange risco cardiovascular, os valores que indicam a chance de desenvolver uma doença cardíacas são:

  • Alto risco: acima de 3,0 mg/L;
  • Médio risco: entre 1,0 e 3,0 mg/L;
  • Baixo risco: menor que 1,0 mg/L.

Valores mais baixos do que 1mg/L podem ocorrer em pessoas que perderam peso recentemente, consumiram alcool, dentre outros.

PCR alta o que pode ser?

Como já descrito, qualquer processo inflamatório no corpo como presença de bactérias, doenças cardiovasculares, reumatismo, podem causar alterações. Os valores da PCR podem indicar a gravidade da inflamação ou infecção:

  • Entre 3,0 a 10,0 mg/L: geralmente indicam inflamações leves ou infecções ligeiras como gripe ou resfriado;
  • Entre 10,0 a 40,0 mg/L: pode ser sinal de infecções mais graves e infecções moderadas, como a Covid-19;
  • Mais de 40 mg/L: algum tipo de infecção bacteriana;
  • Mais de 200 mg/L: caso grave, podendo indicar septicemia.
Não perca: ✔️  Cigarros eletrônicos e uso entre adolescentes põe colégios em alerta

O que é o exame de PCR ultra sensível?

Esse exame é solicitado pelo médico quando ele quer saber mais detalhes sobre o risco da pessoa desenvolver problemas cardiovasculares, como AVC.

Se o indivíduo demonstrar hábitos saudáveis e mesmo assim apresentar valores de PCR ultra sensível altos, significa há risco de desenvolver doença arterial periférica, ou sofrer um AVC por exemplo. Por isso é essencial realizar o exame para saber a propensão de cada um com esse tipo de doença.

PCR está alta.. O que fazer?

Como mencionado, além do exame da PCR, o médico deve avaliar em conjunto os outros exames solicitados. Dessa forma ele irá destinar cada pessoa ao seu tratamento específico.

Casos profundos onde a PCR está acima de 200 mg/L e realmente há infecção, é necessário um tratamento ativo com internação e medicação na veia.

Emergência 24 horas

Agora que você já sabe o que é PCR e como avaliar, fique atento no nosso blog para mais dicas de saúde e bem estar.

Sempre que precisar de ajuda de profissionais altamente capacitados para atender e zelar pelo bem estar da sociedade, entre em contato conosco. Conte com os serviços de Ambulâncias 24 horas e Emergências Médicas da Express Remoções.

Tags:
Sobre o autor

Artigo escrito por César Canteiro, redator do site.

1