Express Remoções

08/12/2020

Diminua o consumo de agrotóxico dos alimentos

Consumo de agrotóxico dos alimentos

Bora partir para uma alimentação mais saudável, sem agrotóxicos?

O Brasil é um dos países que mais consome agrotóxicos, o que encontramos nos mercados podem nem sempre ser o alimento cem por cento natural. Por isso é importante prestar atenção até nos mínimos detalhes.

A má alimentação acaba afetando o nosso rendimento e com a correria “normal” do dia a dia a gente acaba não prestando atenção ou dando importância para o que comemos. É comum quando moramos sozinhos que as quentinhas e fast-food façam parte da nossa rotina e a ida ao mercado se torne corriqueira.

Pensando em uma alimentação mais balanceada, natural e no seu bem-estar, a Express Remoções separou 5 dicas para você diminuir o consumo de agrotóxico em sua alimentação.

Adeus, agrotóxicos! Lave bem os alimentos

Pode parecer bobeira, visto que é um quesito básico lavar um alimente que veio da feira ou do mercado. Mas realizar a lavagem dos alimentos com bastante cuidado, pode reduzir a contaminação microbiológica e parque dos agrotóxicos que se encontram na casca do alimento. Algumas pessoas costumam fazer uma mistura de água com vinagre e deixar de molho entre 15 a 20 minutos o alimento.

Dê preferência aos alimentos da época

Alguns alimentos são mais propícios em determinadas épocas, por conta do tempo. O morango por exemplo, a melhor época no Brasil é no mês de agosto, contudo, de junho a outubro você consegue encontrar excelentes frutos. Optar por comer alimentos da época de agricultores orgânicos, as chances de consumir com agrotóxico são menores.

Faça sua própria horta

Ter sua própria horta em casa ou em seu apartamento, é algo que já deveria ter se tornado comum em nosso dia a dia. Além de ser um prazer colher o fruto fresquinho na hora de cozinhar, você terá 100% de certeza da natureza do produto. Plantar também terapêutico, você vai unir uns hobbies com a alimentação saudável.

Não perca: ✔️  Brasil ultrapassa 4 mil casos de varíola dos macacos; confira

Compre legumes e frutas imperfeitos

Cada um tem um jeitinho de procurar a fruta e o seu legume, mas o perfeito pode enganar. As frutas e legumes que tem a casca lustrosa, bem brilhante, podem conter agrotóxicos. Esse efeito é feito com uma leve camada de cera que esses elementos recebem para parecerem frescos e que não murchem.

PANC’s sem agrotóxicos

E se você quiser mudar um pouco sua alimentação que tal experimentar as PANCs? As Plantas Alimentícias Não Convencionais, também conhecidas como mato comestíveis, são ótimos para ter em sua hortinha e comer. Bem naturais, você consegue cultivar esse alimento e eles brotam em qualquer lugar, espaço não será o problema.

Junto com a alimentação saudável, é sempre bom juntar com uma rotina de exercícios. Tente fazer uma tabelinha para organizar sua rotina, para que seu dia a dia e sua vida pessoal possam andar juntos.

Deixe seu comentário!

Tags:
Sobre o autor

Artigo escrito por César Canteiro, redator do site.

1