Diferenças entre os sintomas da gripe e da Covid-19: Entenda
Os sintomas podem ser parecidos mas algumas particularidades devem ser notadas para um diagnóstico mais preciso
Muito tem se falado e o próprio Google já exibe nos TOP trends pesquisas em alta sobre o tema H3N2 e a diferença dos sintomas da gripe e da Covid-19. Neste fim de ano, crescem no Brasil os casos de gripe. As duas doenças podem confundir, dada a semelhança dos sintomas. Por isso, os infectologistas destacam a necessidade de testes para um diagnóstico correto. 💉
É importante ressaltar que para a avaliação do quadro de saúde do paciente é preciso realizar testes. No caso da covid-19, há os testes de antígeno ou laboratoriais PCR. Além dos distintos tipos de exames para a gripe.
Mesmo com as semelhanças entre os sintomas, há especificidades entre as duas doenças.
Principais diferenças entre a gripe H3N2 e a Covid-19
- Sintomas da gripe sazonal: os sintomas mais comuns da gripe sazonal são febre súbita, tosse (geralmente seca), dores musculares e articulações, dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta e coriza.
- Sintomas do H3N2: costumam ser os mesmos da gripe sazonal, porém com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos.
- Sintomas da Covid-19: Inicialmente, a Organização Mundial da Saúde divulgava os principais sintomas como sendo a febre, cansaço, tosse seca, perda do paladar ou do olfato. Após o surgimento das variantes, os sintomas clássicos sofreram mudanças, como aparecimento de coriza, espirros e dores pelo corpo.
Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes. Ela pode evoluir ainda para casos graves e até mesmo para a morte.
A influenza pode também abrir espaço para infecções secundárias, como aquelas causadas por bactérias.
A covid-19 também pode avançar para quadros mais graves. Nesses casos, os pacientes podem ter forte falta de ar, pneumonia grave e outros problemas respiratórios que demandem suporte ventilatório ou internação em unidades de terapia intensiva.
Outra diferença entre as doenças é que embora a covid-19 provoque perda de olfato e paladar a gripe costuma deixar o paciente acamado, com dores no corpo e sensação de congestão. Porém, somente um exame laboratorial pode definir o diagnóstico.
Agora que você já sabe as principais diferenças dos sintomas da gripe e da Covid-19 é melhor se cuidar. São doenças que podem trazer consequências enormes se o diagnóstico certo não seja feito.
Para isso conte com um time de médicos e especialistas que irão te atender e caso ocorra alguma emergência médica estaremos a disposição.
Compartilhe nosso conteúdo para que outras pessoas saibam identificar as diferenças e ajudem seus amigos e parentes.