Express Ambulâncias

08/06/2021

5 chás que ajudam a controlar a ansiedade

5 chás que ajudam a controlar a ansiedade

Ansiedade é faz parte de todo ser humano. No nível natural e saudável nos ajuda a identificar e reagir em situações de perigo. Porém, em excesso acaba por trazer muito sofrimento psicológico e físico para a pessoa.

Existe muitas formas de controlar essa emoção, as mais populares são meditação, ioga, exercícios físicos moderados e, quando há indicação médica, medicamentos.

Outra maneira de ajudar no controle da ansiedade é fazer uso de produtos naturais, como chás de folhas, frutas e flores.

Confira nossa lista de 5 chás que podem te ajudar a controlar a ansiedade.

Camomila

Um dos chás mais populares no Brasil, a camomila é indicada para casos leves de ansiedade. O chá tem propriedades calmantes e tranquilizantes. O consumo regular e moderado ajuda a melhorar a qualidade do sono e aliviar os níveis de estresse.

Chá de lavanda

Lavanda (também conhecida como alfazema), assim como a camomila pode te ajudar a dormir melhor e a reduzir o estresse no seu organismo. Devido a essa vasta quantidade de propriedades, a lavanda pode ser usada para tratar muitos distúrbios, como problemas de pele, dores musculares e reumatismo, asma e bronquite, cólicas abdominais e TPM, dor ciática, depressão e estresse.

Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira, também conhecida como cidreira, capim-limão e melissa, possui ácido rosmarínico na sua composição, o que ajuda a combater a ansiedade e o estresse. Ela age aumentando a atividade de neurotransmissores no cérebro. O resultado? Sensação de relaxamento do corpo, de bem-estar e tranquilidade e diminuição dos sintomas de ansiedade como agitação e nervosismo.

Chá de valeriana

A valeriana, também conhecida como valeriana, valeriana-das-boticas ou valeriana selvagem, e que é muito utilizada popularmente para tratar crises de insônia, ansiedade e agitação. Ela ajuda no combate à insônia, melhora a qualidade do sono. As suas propriedades relaxantes e calmantes ajudam ainda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Chá de flor de maracujá

Também conhecida como passiflora, a flor do maracujá pode ser indica para tratar ansiedade leve, alivia os sintomas da depressão e da TPM, além de reduzir os níveis de nervosismo e irritação. O chá tem um efeito sedativo leve que funciona como calmante, ajuda a dormir melhor e aumentar a capacidade de concentração.

Se você é prejudicado(a) pelos sintomas da ansiedade generalizada, aquela que traz sofrimento e prejuízo da sociabilidade, procure ajuda médica. Transtornos da mente são reais e não devem ser minimizados. Não tenha vergonha em pedir ajuda.

Confira essa e mais dicas de bem estar e saúde aqui no blog da Express Remoções.

Tags: