Influenza H3N2: tudo sobre o vírus e como se previnir da gripe
Saiba o que é e como se prevenir da doença
Diante do aumento acelerado de casos da gripe Influenza H3N2 em estados brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo, um alerta foi comunicado sobre a cepa do vírus causador da doença. Preparamos um artigo para você saber de fato o que é, como lidar, prevenção e mais informações necessárias.
Fique por dentro do assunto, compartilhe com amigos e familiares e se cuide. Confira:
O que é a Influenza H3N2?
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o vírus H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.
O H3N2 é considerado sazonal e bem conhecido em todo o mundo, desde quando ocorreu uma pandemia em 1968, com a gripe de Hong Kong.
Como identificar e quais são sintomas da H3N2?
Os sintomas da Influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, cefaleia, dores articulares, constipação nasal e inflamação de garganta e tosse.
Resumindo, os principais sintomas da gripe H3N2 são:
- Febre alta, acima dos 38ºC (Saiba a partir de quantos graus é febre);
- Dor no corpo;
- Dor de garganta;
- Dor de cabela;
- Espirros;
- Tosse;
- Coriza;
- Calafrios;
- Cansaço excessivo;
- Náuseas e vômitos;
- Diarreia, que é mais frequente de acontecer em crianças;
- Moleza.
O vírus H3N2 é mais frequente de ser identificado em crianças e em idosos, além de também poder infectar mais facilmente mulheres grávidas ou que tiveram o bebê em pouco tempo, pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido ou que são portadores de doenças crônicas.
Gripe por Influenza H3N2 é perigoso?
O vírus é considerado perigoso e, embora possa ser prevenida através da vacinação, em casos mais graves a doença pode matar. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Influenza já matou mais do que a Covid-19 em dezembro de 2021, em números absolutos.
Estão mais suscetíveis a complicações, crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde, dentre eles doença respiratória ou cardíaca, obesidade, diabetes, etc. E quem negligencia o tratamento da gripe.
Qualquer gripe pode provocar danos ao sistema respiratório, comprometer os pulmões e levar à morte, se não tratada.
Como acontece a transmissão da H3N2?
A transmissão do vírus H3N2 é fácil e acontece por meio do ar através de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa gripada tosse, fala ou espirra, além de também poder acontecer por meio do contato direto com pessoas infectadas.
Por isso, a recomendação é parecida com a da Covid-19, de que seja evitado permanecer muito tempo em ambiente fechado com muitas pessoas, evitar levar as mãos aos olhos e à boca antes de lavá-la e evitar ficar muito tempo próximo de uma pessoa gripada. Dessa maneira, é possível evitar a transmissão do vírus.
Vale lembra que a melhor forma de prevenção da doença e também da transmissão desse vírus é por meio da vacina que é disponibilizada anualmente durante campanhas do governo e que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A recomendação é a de que a vacina seja tomada todos os anos, principalmente por crianças e idosos, já que essa infecção é mais comum nesse grupo. A dose anual é recomendada porque os vírus podem sofrer pequenas mutações ao longo do ano, se tornando resistentes às vacinas anteriores.
Os vírus H2N3 e H3N2 são iguais?
Apesar de ambos serem subtipos do vírus Influenza A, os vírus H2N3 e H3N2 não são iguais, principalmente relacionado à população acometida. Enquanto que o vírus H3N2 está restrita às pessoas, o vírus H2N3 está restrita aos animais, não tendo sido relatado casos de infecção por esse vírus em pessoas.
Como é feito o tratamento da H3N2?
O tratamento para a gripe causada pelo H3N2 é feito igual ao dos outros tipos de gripe:
- Repouso,
- Ingestão de bastante líquidos e
- Alimentação leve para favorecer a eliminação mais fácil do vírus.
Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de remédios antivirais para diminuir a taxa de multiplicação do vírus e o risco de transmissão, além de remédios para aliviar os sintomas, como Paracetamol ou Ibuprofeno.
Não se auto medique!
Consulte um médico especialista, procure ajuda, caso tenha sintomas da doença. Não se trata de uma leve gripe, e sim de um vírus que pode gerar complicações sérias de saúde. Caso precise de atendimento médico emergencial ou remoção de paciente, conte conosco.
Gostou do nosso conteúdo?
Já que você já sabe qual grau de fato é febre, compartilhe com amigos e siga a Express Remoções nas redes sociais para acompanhar mais dicas sobre saúde e bem estar.